Uma das maiores queixas nos pós parto é a limitação que as cicatrizes promovem. No pós parto imediato, a mulher pode sentir dor e inchaço na vagina e na região da cesárea. Podem desenvolver problemas de cicatrização e desconfortos em suas atividades diárias como fazer xixi ou cocô, caminhar, segurar o bebê entre outras atividades.
Como fica a vagina e a cesárea no pós parto?
Durante o trabalho de parto a vagina, devido a ação de hormônios, pode esticar em até 250%. Então não se preocupe, ela vai retornar ao seu tamanho adequado, entretanto, logo após o parto ela fica inchada e dolorosa. Nos primeiros dias andar e fazer xixi pode ser muito doloroso, principalmente se ocorreu laceração perineal e a necessidade de muitos pontos.
Na cesárea, a cicatriz pode mudar a dinâmica respiratória, a sustentação abdominal e pode refletir em dores na região da vagina. Um cuidado muito importante é para que a cicatriz não abra novamente, aumentando o risco de dor e infecção.
O que pode ser feito para aliviar o desconforto?
Laser
Nos primeiros dias pós parto a terapia a laser pode ser de grande valia. O laser é uma terapia indolor que tem como objetivo acelerar a cicatrização e diminuir o inchaço e a dor. Mulheres relatam que após a aplicação a analgesia é imediata. Essas características podem ser muito valiosas para a mulher que realizou parto via vaginal e sente dificuldade para caminhar e fazer xixi, como para mulher que realizou cesárea e quer diminuir a dor e acelerar a cicatrização.
Quantas sessões são necessárias?
No máximo 3 a 4 sessões de aplicação do laser.
Exercícios do assoalho pélvico
Se você fez preparação para o assoalho pélvico, provavelmente sabe realizar os exercícios corretamente. Os exercícios fortalecem os músculos vaginais, previnem a incontinência urinária e ajudam a diminuir o inchaço e acelerar a cicatrização. Devem ser realizados com recomendação da sua Fisioterapeuta.
Caso ocorro laceração perineal a partir do segundo grau a Fisioterapeuta deverá ser consultada no mês seguinte após o parto. Para que a sua cicatriz seja avaliada e para que você não desenvolva incontinência urinária ou dor na relação sexual.
Caso você apresente fissuras nos mamilos ou dor na mama leia esse artigo
Dra Waleska Modesto
Crefito 73638F