Como se preparar para o parto normal com a Fisioterapia, tem o objetivo de aliviar dores na coluna lombar, pelve, inchaços e preparar a vagina para o parto normal e prevenir a laceração perineal.
Uma das afirmações mais comuns que ouço de mães que estão grávidas é “Eu deveria ter vindo mais cedo!”. Então, por que as mães não vêm para a fisioterapia do assoalho pélvico?
Preocupado com a segurança durante a gravidez?
A fisioterapia do assoalho pélvico é uma terapia completamente segura durante a gravidez. Pense desta forma: você ainda pode/tem permissão para ter relações sexuais durante a gravidez, então por que não pensar em como se preparar para o parto normal!? Uma visita inicial ao seu fisioterapeuta por volta do segundo trimestre é uma ótima maneira de começar.
Quais os benefícios de fazer fisioterapia durante gravidez, antes do parto normal e na prevenção da laceração perineal?
Preventivo:
- Fortalecer os músculos do assoalho pélvico corretamente para prevenir o prolapso e/ou a incontinência urinária, que é a perda de urina.
- Prevenir a laceração perineal: que pode acontecer na passagem do bebê pela vagina.
- Educação sobre postura e técnica adequadas com atividades da vida diária, a fim de ajudar a prevenir uma lesão ou desconforto durante a gravidez.
- Estratégias para uma melhor noite de sono
- Atividades e estratégias para prevenir a diástase do reto (separação abdominal anormal)
Exercício físico:
- Exercícios seguros para aliviar dores no quadril e facilitar os movimentos de expulsão do bebê.
- Respiração adequada durante o exercício e parto
- Educação postural “Postura da Mamãe”
Dor:
- Tratamento da dor lombar ou do quadril durante a gravidez
- Tratamento da dor pélvica
- Abordagem e tratamento da dor postural
Preparação para o parto normal:
- Educação sobre a posição de parto que é melhor para você
- Estratégias de respiração e relaxamento do assoalho pélvico
- Massagem perineal para o alongamento do períneo, essencial para evitar a laceração perineal durante o parto normal
- EPINO: trabalho de treinamento da expulsão do bebê.
Quando dar início a preparação para o parto normal?
À partir da 12 semana gestacional, já deve ser feita uma avaliação dos músculos do assoalho pélvico e uma recomendação de exercícios perineais. A mulher deve ser acompanhada durante toda a gestação por sua Fisioterapeuta, o número de sessões e a frequência será definida de acordo com a necessidade de cada mulher e suas queixas.
A última fase da preparação para o parto inicia-se por volta da 32 ou 34 semana gestacional, onde serão realizadas as técnicas de massagem perineal, respiração e EPINO, a fim de prevenir a laceração perineal e a preparação para o período ativo da trabalho do parto normal.
A Fisioterapia no assoalho pélvico vem desenvolvendo um trabalho essencial na manutenção da saúde da mãe e do bebê no pré e pós parto e em como se preparar para o parto normal e prevenir a laceração perineal. Conheça mais dos nossos serviços.
Antes de contratar o meu serviço clique aqui e saiba mais sobre mim.
Dra Waleska Modesto
Crefito 73638F