/* ]]> */ Enviar

Led azul no tratamento da candidíase de repetição

O led azul é usado em fototerapia como antifúngico e bactericida. Nos últimos anos mostra-se como um excelente opção de tratamento para infecções vaginais como candidíase de repetição, vaginose bacteriana e vaginite atrófica, com efeitos colaterais mínimos.

O seu mecanismo de ação dá-se através da liberação de fotoativos, as quais fungos, bactérias e micróbios são sensíveis, não resistem e morrem. Alguns estudos mostram que o led azul elimina cerca de 80% dos fungos presentes na flora vaginal, sem modificar as células da parede da vagina, e algumas mulheres relataram intervalos de um ano sem reinfecção após o tratamento.

De uma forma geral, mulheres portadoras de infecções vaginais são medicadas com antibióticos e/ou antifúngicos, via oral, creme vaginal ou óvulos. O uso recorrente de medicações por via vaginal pode acarretar em modificação da flora e uma piora do quadro a longo prazo. O fototerapia com o led azul não apresenta efeitos colaterais, exceto um sensação de aumento da temperatura relatado por algumas mulheres. Entretanto, não podem realizar a terapia mulheres que apresentam, dor vaginal, ardor ao urinar, sinais inflamatórios como edema e vermelhidão e fissuras/machucados na vagina.

Ficou interessada? Agende uma sessão

Dra Waleska Modesto

Crefito 73638F

Clique aqui mais sobre mim 

 

Referências

Pavie MC, Robatto M, Bastos M, Tozetto S, Boas AV, Vitale SG, Lordelo P. Blue light-emitting diode in healthy vaginal mucosa-a new therapeutic possibility. Lasers Med Sci. 2019 Jul;34(5):921-927.

Robatto M, Pavie MC, Garcia I, Menezes MP, Bastos M, Leite HJD, Noites A, Lordelo P. Ultraviolet A/blue light-emitting diode therapy for vulvovaginal candidiasis: a case presentation. Lasers Med Sci. 2019 Dec;34(9):1819-1827.

Deixe um Comentário

0
Pós parto
× Vamos agendar uma consulta?