A Fisioterapia no câncer de mama tem um papel fundamental na melhora da função e na qualidade de vida das mulheres que realizaram cirurgia de retirada do câncer ou mastectomia, cirurgia de reconstrução, radioterapia, quimioterapia e nos efeitos colaterais do tratamento.
Os efeitos colaterais mais comuns são:
- Adesões de tecido cicatricial
- Dor: ombro, peito, costas, pescoço ou braço
- Diminuição do movimento ou rigidez do ombro, pescoço, coluna
- Linfedema
- Fraqueza e fadiga
- Neuropatia
- Síndrome axilar
- Alterações intestinais e da bexiga
Como a fisioterapia pode ajudar no câncer de mama?
Pré-reabilitação
Mesmo antes da mastectomia, a fisioterapia pode ajudar. A pré-reabilitação é definida como o tempo de atendimento que ocorre entre o momento do diagnóstico e o tratamento efetivo do câncer. As evidências mostram que a pré-reabilitação pode melhorar os resultados psicológicos e físicos do tratamento. O objetivo da fisioterapia na pré-reabilitação é:
Avaliar as limitações antes da cirurgia: amplitude de movimento da coluna dos ombros e circunferência de ambas as extremidades superiores.
Identificar quaisquer deficiências que possam afetar a recuperação, como fraqueza muscular, disfunção postural e dor.
Educar sobre o linfedema e redução de risco.
Estabelecer um programa de exercícios antes e depois da cirurgia.
Fisioterapia Pós mastectomia
O objetivo da fisioterapia no câncer de mama (mastectomia, radioterapia e quimioterapia) é minimizar os efeitos colaterais listados acima e otimizar a função. As intervenções de fisioterapia incluem:
Terapia manual: a terapia manual é definida como um tratamento prático especializado nas articulações, músculos, fáscia e cicatriz. Isso pode melhora a restrição da amplitude de movimento, dor e inchaço. É essencial para que a mulher consiga realizar radioterapia.
Tratamento do Linfedema: Este tratamento inclui drenagem linfática manual, bandagem compressiva, avaliação das roupas e instrução de exercícios e autocuidado.
Treinamento Postural: A fisioterapia abordará as mudanças posturais após a mastectomia com exercícios posturais específicos e avaliações ergonômicas.
Exercício físico no câncer de mama ou atividade física no câncer de mama: é de vital importância e tem demonstrado minimizar ou eliminar os efeitos colaterais do tratamento. A fisioterapia proporcionará programas individualizados com objetivos específicos.
O tratamento da Fisioterapia após a mastectomia deve iniciar no primeiro dia do pós operatório ou no mais tardar quando a mulher receber alta hospitalar, quanto mais rápido ela for iniciada menos limitações no movimento do braço a mulher terá.
Número de sessões: o número de sessões é diretamente proporcional a gravidade da limitação causada pela aderência pós radioterapia, dor, rigidez etc. Entretanto, o tratamento raramente ultrapassa o período de 3 meses.
Clique aqui e agende uma avaliação
Dra Waleska Modesto
Crefito 73638F
Antes de contratar os meus serviços clique aqui conheça mais sobre mim