A Fisioterapia na Saúde da Mulher ou como é popularmente conhecida a Fisioterapia Pélvica é uma especialidade de primeira linha no tratamento da dor pélvica, dor na vagina, dor no clitóris, e a dor na vulva.
Mulheres que sentem dores provocadas (pelo contato das roupas, ao se sentar, andar de bicicleta, nas relações sexuais…) ou espontâneas (dores que aparecem do nada) na região do clitóris, vulva e vagina, são potenciais pacientes da Fisioterapia Pélvica.
As dores podem ser causadas por disfunções como a vulvodínia e o vaginismo, por exemplo. Ou por espasmos musculares e infecções de repetição. De fato, sabemos que 70% das mulheres de todo o mundo sentem dores nessas regiões, desta forma, quero que saiba que você não está sozinha.
Como funciona o tratamento com a Fisioterapia?
O primeiro passo para o tratamento para a dor na vagina e para a dor no clitóris consiste em uma avaliação, ou seja, um conversa sobre as suas queixas e um exame físico. A modalidade do tratamento escolhido dependerá diretamente da sua avaliação e pode ser feito através de:
Terapia a laser: o laser é uma terapia indolor que tem o objetivo de aceleração da cicatrização e a diminuição da dor na vagina e do clitóris.
Terapia manual: são realizados massagens na região do períneo, para aliviar as dores e os espasmos da musculatura e assim reduzir a dor no local.
Eletroterapia: uso de uma corrente elétrica com a finalidade de analgesia, fortalecimento muscular, melhora da circulação entre outros fatores.
Dilatadores: os dilatadores vaginais são recursos usados a fim de manter os ganhos da terapia no consultório. A forma do uso é ensinada em consultório para que a mulher faça a continuidade em domicílio.
Quantas sessões são necessárias de tratamento?
De uma forma geral, para a dor na vagina e dor no clitóris, as sessões podem ser realizadas de 1 a 2 vezes por semana, ininterrupta, nos primeiros 50 dias. Com a evolução nós vamos espaçando as sessões a cada 15 dias até a alta. Entretanto, o número de sessões depende estritamente da aderência da mulher ao tratamento e das continuidade em domicílio.
Nós mulheres somos educadas a suportar todos os tipos de dores sozinhas e caladas, não precisa ser assim, você não está sozinha!
Clique aqui e agende uma sessão.
Dra Waleska Modesto
Crefito 73638F